Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Mudanças














Segui-se uma época estranha. Ela, acostumada à proteção, chegou àquela terra árida, infértil, à mercê das suas próprias fraquezas, dúvidas e indecisões. Da proteção, pela qual acostumara-se a pagar um alto preço, descia agora os degraus para um novo mundo. Desconhecido, misterioso e irresistível mundo. Sentia-se, naquele momento tão esperado, decepcionada. Não parecia ser o que sempre pensava ser. Um vento perpasssou-lhe alma:gélido, indiferente, solitário.

A máscara da proteção ainda estava caída ao chão,ao lado de todas as suas antigas ilusões. O rosto que se mostrava, era agora, sem a máscara, de uma crueza que a assustou.Um rosto que de tão conhecido, desconhecia-se. Era um rosto de terra, de amargura, de perseguição. Por mais que ela corresse, por mais que o tempo passasse, o rosto sempre a alcançava. Encolheu-se, assustada e não mais correu e para manter-se assim, para sempre, pediu ao tempo que parasse de correr. O tempo lhe sorriu, de forma sarcástica e continuou a correr, correr, correr...

Ficou assim, não se lembra se por horas, dias ou meses, encolhida, pensando, numa entrega a si mesma, sonhando com uma nova e desconhecida suavidade, ouvindo o vento, ouvindo a chuva, esperando o Sol. Próximo a ela, um rio corria velozmente, tudo pressentindo, repleto de simpatia, de curiosidade e de vontade de compreender aquela criatura encolhida diante do tempo. Mas ao rio também era negado o direito de parar, e, embora sem sarcasmo algum, teve também de correr, correr, correr...

Ela nem ao menos conseguiu chorar. Ficou assim, como se vestindo um traje que já não lhe cabia mais, até que, ao sentir o último compasso do tempo, despojou-se de uma forma de vida que não mais lhe pertencia, e lhe era inadequada, despedindo-se então, atendendo a um apelo exterior, com horas de extrema ventura e de irradiante consciência de si mesma, da sua importância, sua força e de tudo que era capaz de fazer...



imagem* américo da conceição
música_ da eva cassidy _ autumn leaves

10 comentários:

  1. Muitas vezes pensamos ser incapazes de fazer algo, só porque alguém nos diz isso. Como se o de fora pudesse conhecer mais que o de dentro.
    .
    Que cada um busque em si e jamais nos outros, a motivação, a energia, e tudo que necessita.
    .

    .
    Beijos com carinho a todos que por aqui passarem

    ,
    ,
    ,,,

    ResponderExcluir
  2. Temos mesmo que correr, correr de mente, correr de rotinas, fugir de especificações e desprender-se da corrente do que um dia foi estabelecido.
    Mudanças criam esperanças ...

    Beijão no coração. Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  3. Mudança! Eis a mágica. Fugir sempre de qq coisa q remeta à comida requentada rs
    .
    Beijo, guri.
    .

    ResponderExcluir
  4. Sim fugir de tudo que é ruim que nos maltrata nos decepciona e sorrir com sinceridade para vida. Vim te deixae um belo sorriso e acalmar a alma lendo seu texto. Um beijo Mariinha.

    ResponderExcluir
  5. ___e então?
    penso no tempo que corre, no rio que pode até diminuir o fluxo, quem sabe até, secar. em tudo esse movimento de certa forma cruel, mas enfim é isso que nos desafia, dure o tempo que durar, um dia: decidimos.
    e aí, então, corremos à frente do tempo.
    .
    né?
    .
    beijos, querida.
    .

    ResponderExcluir
  6. Mira querida
    O decepcionar, penso q nao nos abandona nunca, mas nem é por ele mesmo, mas por nós, porque teimamos em criar mil e uma expectativas. Sabe, acho que nem são as pessoas/coisas que nos decepcionam, mas nós mesmos, por esperarmos tanto de quem/ do que não tem isso a nos oferecer.
    .
    Se, se conseguimos nos livrar das expectativas exageradas, tudo seria menos decepcionante.
    .
    Beijo, querida. Bom te ler por aqui
    .
    .
    ...

    ResponderExcluir
  7. benditos os desafios, né, fá? o que seria de nós, que tanto os apreciamos, sem eles? rs
    .
    q tédio mortal! qta mornidão, pra qm gosta de sempre estar pulando em braseiros rs (ou sobre eles) risos

    .
    .
    ...

    ResponderExcluir
  8. ___um tormento, isso sim,
    bem...estou divagando pela noite e então descobri algo que vou lhe dar de presente.
    espreita...ouça lá, que ao abrir o ato* a música irá lhe receber, sem que o clic seja necessário, é!! sim sim!, feito pólvora, um achado, que depois de feito nem foi difícil.
    passo o caminho que deverá trilhar via mail...
    .
    achei que ia gostar...rs*
    .
    um beijo

    ResponderExcluir
  9. e é porque eu gosto daqui, sim, que eu escolhi teu blog prá um carinho especial...

    entre no meu cantinho...

    recolha o que é teu!

    abraços!

    ResponderExcluir

Minhas letras são sementes que precisam do teu olhar, da tua presença, para germinarem e gerarem algum tipo de alimento para a alma.
Obrigada pela presença.