Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2011

Faça silêncio





As férias proporcionam a muitos de nós um reencontro com o silêncio. Retornamos tonificados das montanhas, do campo ou do mar. O silêncio parece cada vez mais inviável. E nós sabemos: ele é imprescindível! Carecemos do silêncio para preservar o equilíbrio psíquico e emocional. A receita de Kierkegaard é mais que atual:

" Se eu fosse médico e me perguntassem, que receita você? Eu responderia: Faça silêncio! Leve os homens a silenciar!"

Fazer silêncio! Soa como utopia de espíritos sonhadores, alheios ao mundo e à sociedade em que vivemos! Poetas marcianos! Silenciar, recolher-se, entrar em si...na competição implacável dessa vida cruel e massificante...

Tanto mais imperiosaa premência do silêncio. Se não logramos fazer silêncio, encontrar sentido nele, saborear momentos de quietude e de paz nessa vida, nossa felicidade corre sérios riscos.

Valorizar o silêncio, não fazer nada, não mais discutir, não planejar, não correr, não gritar, não se enervar, escutar sem palavras, sem interromper, sem gesticular. Se não nos reabilitarmos para o silêncio, assim compreendido, perderemos, aos poucos, o acesso à nossa profundidade.

.
.
Pensem nisso, enquanto o silêncio os abraça.
.
.
.
...

5 comentários:

Minhas letras são sementes que precisam do teu olhar, da tua presença, para germinarem e gerarem algum tipo de alimento para a alma.
Obrigada pela presença.